AERO Magazine
Busca

Redução de emissão de carbono

Aeroporto de Brasília renova certificação ambiental

A certificação ambiental internacional destaca sistema de energia solar do terminal e sistemas de eletricidade para aeronaves em solo


Aeroporto de Brasília/Divulgação
Aeroporto de Brasília/Divulgação

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) renovou a certificação do aeroporto de Brasília no programa ACI Airport Carbon Accreditation (ACA). O reconhecimento avalia e certifica os esforços da Inframerica para gerenciar e reduzir as emissões de carbono no terminal brasiliense.

A ACI avalia e reconhece, de forma independente, as iniciativas dos aeroportos para mitigar suas emissões de carbono por meio de diferentes níveis de certificação. O aeroporto de Brasília foi classificado no nível 2 – Redução.

 Entre as ações implementadas, destacam-se a instalação de uma usina solar e a substituição das lâmpadas convencionais por LED. Além disso, o terminal foi o primeiro do país a desenvolver, em parceria com a Engie, um sistema que permite manter as aeronaves ligadas em solo utilizando energia limpa em vez de combustíveis fósseis.

Todas essas iniciativas estão alinhadas com as melhores práticas internacionais e com as recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A equipe de Meio Ambiente da Inframerica segue estudando novas tecnologias para minimizar a emissão de poluentes e tornar a operação do aeroporto de Brasília ainda mais sustentável.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 21/02/2025, às 16h00


Mais Notícias