Após cinco anos, o aeroporto internacional de São Paulo voltou a registrar recorde de movimento de passageiros
O aeroporto internacional de São Paulo (GRU) registrou um novo recorde no transporte de passageiros em 2024, totalizando 43,6 milhões de viajantes. O número superou a marca anterior de 43,0 milhões, alcançada em 2019, último ano antes da pandemia de covid-19.
Em dezembro, segundo a GRU Airport, 3,9 milhões de passageiros transitaram pelo maior terminal do país em cerca de 22.300 operações de pousos e decolagens. O aumento foi impulsionado pelas viagens de fim de ano, que registraram um crescimento de 8% no fluxo de pessoas em comparação à média dos outros meses.
Recife (REC) foi o destino doméstico mais procurado durante as festas de fim de ano, seguido por Porto Alegre (POA) e Rio de Janeiro (GIG/SDU). Entre os internacionais, Santiago (SCL) e Buenos Aires (EZE/AEP) lideraram as buscas, seguidos por Miami (MIA), Lisboa (LIS), Bogotá (BOG), Madri (MAD) e Roma (FCO).
Em 2024, o aeroporto recebeu mais de 119.000 passageiros por dia, com uma média de 820 voos diários para mais de cem destinos nacionais e internacionais.
No fim de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou a aprovação de um aditivo ao contrato de concessão do aeroporto internacional de São Paulo por mais dezesseis meses, até novembro de 2033.
A medida autoriza novos investimentos no complexo pela concessionária GRU Airport e prevê a ampliação e modernização da infraestrutura. Estão previstos investimentos no valor de R$ 1 bilhão para adequá-la ao aumento da demanda de passageiros e aeronaves.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/01/2025, às 07h51
+lidas