AERO Magazine
Busca

Associadas da Abear

Aéreas aumentam em 14% oferta de voos no terceiro trimestre

Companhias aéreas da Abear disponibilizarão 124,8 mil voos no terceiro trimestre de 2023, alta de 14% em relação ao mesmo período de 2022


Aeronaves da Latam e Gol no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo mais movimentado do país - Edmundo Ubiratan
Aeronaves da Latam e Gol no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, segundo mais movimentado do país - Edmundo Ubiratan

As companhias aéreas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), vão expandir as operações nos próximos meses de julho, agosto e setembro. Juntas, Abaeté, Gol, Latam, Rima e Voepass disponibilizarão 124,8 mil voos durante o terceiro trimestre de 2023, alta de 14% em relação ao mesmo período de 2022.

Para atender a procura por viagens aéreas durante as férias escolares, apenas no mês de julho, as associadas vão oferecer 42,7 mil voos, com a Gol e Latam concentrando a oferta de assentos e rotas.

Segundo levantamento da Abear, a Região Sudeste terá cerca de 67 mil voos nos próximos três meses. Apenas no estado de São Paulo serão realizadas mais de 45,3 mil decolagens, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, que terão respectivamente 13,7 mil e 5,2 mil partidas no período, enquanto o Espírito Santos terá 2,5 mil saídas.

No Nordeste, segundo maior mercado do país, as transportadoras asssociadas vão operar mais de 20,6 mil decolagens. O destaque na região é a Bahia, que registrará 7,8 mil operações, seguida por Ceará com 3,6 mil e Pernambuco com 3,2 mil partidas. 

Entre julho e setembro mais de 17 mil voos serão realizados na Região Sul, com o estado do Paraná liderando a oferta, com 5,9 mil decolagens programadas. Santa Catarina e o Rio Grande do Sul terão respectivamente 5,7 mil e 5,2 mil partidas no período.

Já na Região Norte, as companhias aéreas possuem 4,5 mil voos programados. Com as operações concentradas nos estados do Pará, que terá 1,6 mil decolagens, e Amazonas, com 1,3 mil partidas programadas.

No Centro-Oeste são esperados 15,7 mil voos no período que compreende os meses de julho a setembro. O Distrito Federal contará com 11,3 mil partidas, seguido por Goiás, com 2,4 mil, Mato Grosso, com cerca de 1 mil e Mato Grosso do Sul, que terá 979 decolagens.

"Nos últimos meses o índice da oferta de voos no mercado doméstico já superou o total pré-pandemia. Isso mostra o avanço das nossas associadas na oferta de bilhetes, muitos deles promocionais. As empresas estão apostando no transporte aéreo e queremos seguir esse ritmo de recuperação do setor, com lançamento de novas rotas e conectando todo o país", afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 22/06/2023, às 11h09


Mais Notícias