Será desenvolvida uma nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva por meio do uso de células de combustível de hidrogênio.
A divisão de tecnologia da Airbus lançou um novo programa de demonstração para explorar uma nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva por meio do uso de células de combustível de hidrogênio.
Nos aviões convencionais, a APU (Auxiliary Power Unit), um pequeno motor adicional que funciona com combustível de avião tradicional, fornece, juntamente com os motores, a energia necessária para alimentar diversas funções não propulsivas da aeronave, como ar condicionado, iluminação de bordo e energia elétrica para os aviônicos.
Com esse novo demonstrador de tecnologia, a APU real de um A330 modificado será substituída por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade. Conhecido como HyPower, o demonstrador de célula de combustível de hidrogênio também tem como objetivo reduzir as emissões de CO2, óxidos de nitrogênio (NOx) e níveis de ruído associados a uma APU tradicional.
"Queremos demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogênio. Demonstraremos esse sistema em condições realistas, subindo a 25 mil pés e voando por uma hora com 10 kg de hidrogênio gasoso a bordo”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext.
Por fim, será adquirida uma unidade de produção de hidrogênio renovável para atender a toda a necessidade da campanha de testes.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/06/2023, às 07h04
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