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Menor custo de manutenção

Aditivo misturado ao combustível pode remover água acumulada nos tanques de aviões

Projeto conduzido pela Basf e Lufthansa testa composto químico capaz de eliminar a água durante operação da aeronave


A alemã Lufthansa está testando em parceria com a indústria química Basf um composto que pode remover a água dos tanques de combustível. O objetivo é reduzir a necessidade de medidas para periodicamente eliminar a presença da água nos tanques.

A presença de água, em geral na forma de vapor, pode ser danosa para a integridade do motor assim como sua operação normal. O Kerojet Aquarius, desenvolvido pela Basf, é um aditivo que encapsula a água naturalmente presente no combustível, formando uma "gaiola molecular" ao redor das moléculas de H2O, em um processo em que não há reações químicas no combustível com o aditivo nem com água, segundo o fabricante. O processo dispersa a água eventualmente presente, possibilitando a remoção definitiva deste contaminante através do próprio processo de combustão do motor.

A vantagem desse tipo de aditivo reduzir as medidas necessárias para extrair água nos intervalos mandatórios, ajudando a cortar custos à medida que o acúmulo de água será minimizado. Além disso, paradas demoradas e caras na manutenção podem ser evitadas, aumentando assim a utilização das aeronaves e tornando a operação mais econômica.

O primeiro teste ocorreu no dia 24 de julho, com um Airbus 340-600, em um voo entre Munique e San Francisco. Os detalhes completos da operação estão ainda sendo analisados, mas a Lufthansa planeja testes adicionais, todos operados por modelos da família Airbus. A Basf espera ter resultados conclusivos até o final do ano.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 23/08/2018, às 16h00 - Atualizado às 18h56


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