Pais europeu terá participações na produção dos Lockheed Martin F-35A
Por André Magalhães Publicado em 14/02/2022, às 13h35
No dia 11 de fevereiro, a Finlândia anunciou que formalizou a compra de 64 caças stealths Lockheed Martin F-35A. Na semana passada, houve a assinatura da carta de oferta e aceitação, que prevê a entrega dos modernos aviões antes da década de 2030.
Os F-35A irão substituir a antiga frota de caças F/A-18 C/D Hornet, que serão aposentados à medida que os novos aviões forem sendo incorporados à frota da força aérea finlandesa.
No novo anúncio, foi dito que o país nórdico irá participar da produção do caça norte-americano. Segundo a Air Force Magazine, a Finlândia irá produzir sessões da fuselagem dianteira da aeronave, além de possíveis trabalhos nos motores Pratt & Whitney F135.
“O trabalho de produção continuará por mais de 20 anos e o trabalho de sustentação do F-35 continuará na década de 2060”, disse o vice-presidente e gerente de programa da Lockheed Martin F-35, Bridget Lauderdale, em comunicado à imprensa.
Finland Selects the F-35
— F-35 Lightning II (@thef35) December 10, 2021
The Finnish government chose the F-35 as the winner of the HX Program. By selecting the F-35, Finland gains a significant capability to ensure stability in the region. pic.twitter.com/mcjY5WMm1z
A decisão de escolha do caça Lockheed Martin F-35A aconteceu em dezembro passado. O avião dos Estados Unidos venceu o sueco Saab Gripen E (mesmo modelo adquirido pelo Brasil), os também europeus Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale e o rival norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet.
Havia a expectativa de sucesso do Gripen (E), graças a excelente relação diplomática e industrial entre a Finlândia e a Suécia. Porém, os desafios geopolíticos em relação a Rússia podem ter impactado na escolha do F-35.
O Canadá também tem um programa de renovação de sua frota de caças, na disputa, está o Gripen (E) e o F-35A. O governo canadense informou em um comunicado oficial que apenas os dois concorrentes seguem na competição, excluindo o Boeing F/A-18 E/F Super Hornet.