Uzbekistan Airways aposta em modelo low cost e pretende atender especialmente voos de lazer
Divisão de baixo custo da Uzbekistan Airways deverá voar com dois A320 configurados com 174 assentos
As turbulências que abalam o vizinho Afeganistão não foram suficientes para alterar os planos da Uzbekistan Airways, a empresa de bandeira do Uzbequistão, de lançar uma subsidiária de baixo custo.
Conhecida como Uzbekistan Express, a nova companhia aérea terá como foco destinos majoritariamente de lazer, com tarifas em média 20% inferiores. Cumprindo o cronograma de planejamento, o primeiro voo ocorreu hoje (3) entre a capital Tashkent e Moscou, na Rússia.
Copa Airlines voltará a ter aeronaves exclusivamente de carga
Por ora, a Uzbekistan Express planeja operar com dois Airbus A320 da frota da empresa mãe, mas que serão reconfigurados com 174 lugares em classe única, ante a cabine de duas classes original, com doze poltronas na executiva e 138 assentos na econômica. O plano é no médio prazo adicionar mais dois A320 na frota, atendendo a demanda projetada.
A malha já confirmada inclui cidades no próprio Uzbequistão, mas especialmente destinos na Rússia, com destaque para Moscou, Novosibirsk, Kazan, Rostov Platov, Krasdonar, Sochi, Mineralnye Vody e Ekaterinburgo. Ainda são previstos voos para Aktau e Aktobe, no Cazaquistão.
A expectativa é competir com empresas de baixo custo que estão ingressando em mercados chaves na região. O anúncio da divisão de baixo custo da Uzbekistan Airways ocorreu no início do ano, quando o presidente do país, Shavkat Mirziyoyev, confirmou os planos de ampliar os mercados atendidos pela empresa aérea. Além disso, confirmou que poderá vender até 51% dos negócios da Uzbekistan Express para investidores privados.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 30/08/2021, às 13h50 - Atualizado às 15h50
+lidas