AERO Magazine
Busca

Ampla parceria

Operações de mobilidade aérea urbana passarão por testes no Rio de Janeiro

Empresa da Embraer fará primeira simulação no fim do ano


E-Vtol da Embraer

Helicópteros farão simulação se passando por aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (e-Vtol) 

Empresas da iniciativa privada e entidades governamentais se juntaram à Eve Urban Air Mobility, da Embraer, para o desenvolvimento de um novo conceito de operações para o mercado futuro de mobilidade aérea urbana (UAM), com início no Rio de Janeiro.

A iniciativa conta com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) que, sob coordenação da Eve, formarão uma frente de trabalho que avaliará como a infraestrutura e as soluções de gerenciamento do tráfego aéreo existentes podem permitir operações de UAM, ao mesmo tempo em que se preparam para o crescimento por meio de novas tecnologias em desenvolvimento. 

Além dos órgãos voltados ao setor aéreo, participam também a RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG), a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) e outras cinco empresas, algumas delas já com parcerias em andamento para o desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (e-Vtol), que farão o transporte de passageiros nesta modalidade.

Nessa etapa inicial vamos descrever as principais características e requisitos do ecossistema, com a perspectiva dos usuários, parceiros, entidades e órgão governamentais envolvidos. A partir da evolução do conceito conceberemos uma descrição sobre como viabilizar o propósito de democratizar a mobilidade aérea urbana de forma segura, econômica e acessível”, segundo o CEO da Eve, André Stein.

A primeira simulação acontecerá até o fim do ano, utilizando helicópteros convencionais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 30/08/2021, às 10h05 - Atualizado às 10h13


Mais Notícias