AERO Magazine
Busca

Imagens inéditas

Vídeo de acidente com MV-22 Osprey repercute na internet

Acidente ocorreu em agosto de 2017, mas um novo vídeo mostra em detalhes o acidente


Aeronaves MV-22 Osprey desempenham um grande papel logístico no meio aeronaval - Reprodução YouTube
Aeronaves MV-22 Osprey desempenham um grande papel logístico no meio aeronaval - Reprodução YouTube

Imagens de um acidente aéreo com um MV-22 Osprey estão circulando em grupos de WhatsApp e em canais de mídias sociais. Contudo, o acidente ocorreu em agosto de 2017, quando a aeronave estava pousando no navio USS Green Bay, na costa de Queensland, na Austrália. O acidente matou três marinheiros, sendo dois tripulantes e um passageiro.

O novo vídeo que ganhou destaque no final de semana mostra a chegada, a tenativa de pouso e o acidente com o MV-22 Osprey dos Marines dos Estados Unidos.

"A investigação descreve uma missão complexa, mas de baixo risco. O Corpo de Fuzileiros Navais determinou que a aeronave caiu devido a enfrentar muito downwash e não ter impulso para manter seu pairado", citava parte da nota oficial na época.

O efeito downwash é a mudança na direção de ar, desviado pela ação aerodinâmica dos rotores do V-22 Osprey, que neste caso comprometeu a estabilidade da aeronaves nos segundos finais do pouso.

Na época também se destacou o fator referente ao peso embarcado no momento do acidente. Todo um cuidado foi tomado pelo Comando de Sistemas Aéreos Navais, que fizeram ajustes no peso máximo que Ospreys podem carregar durante as aproximações para pousos embarcados.

Embora seja considerado atualmente uma aeronave segura, a família Osprey sofreu dois acidentes graves em 2022. No mês passado um MV-22B, também dos Marines, caiu durante um treinamento na Califórnia. Em março, outra aeronave caiu durante um treinamento na Noruega, neste caso todos os quatro tripulantes morreram.

Um dos destaques do V-22 Osprey é sua capacidade multimissão, podendo transportar cargas e tropas. Outra importante característica é pousar e decolar verticalmente, como um helicóptero, assim como voar horizontalmente com velocidade próxima de aviões turboélices. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 04/07/2022, às 09h50


Mais Notícias