AERO Magazine
Busca

Em meio a tensões

Versátil caça F-15J japonês desaparece no Mar do Japão

Desaparecimento acontece em meio às tensões com a China e Coreia do Norte


Frota de caças F-15J/DJ japoneses são fabricados sob licença pela Mitsubishi | Foto: Divulgação

Um caça F-15J da Força de Autodefesa do Japão (Jasdf, na sigla em inglês) desapareceu no Mar do Japão após decolar da base aérea Komatsu, no centro do país, nesta segunda-feira (31).

A aeronave desapareceu dos radares a cerca de cinco quilômetros do ponto de decolagem. A confirmação veio por meio de um porta-voz do Ministério da Defesa japonês, contudo, não foi informado quantas pessoas estariam a bordo. 

Autoridades competentes já estão em busca da aeronave e dos possíveis sobreviventes. Segundo o site Kyodo News, a guarda costeira recebeu uma informação sobre "um brilho vermelho" na costa da cidade de Kaga, no sudoeste da província de Ishikawa.

O desaparecimento do F-15J acontece em meio às tensões com a China e Coreia do Norte. O país liderado por Kim Jong-un lançou nas últimas semanas sete mísseis em uma rodada de testes.

Em 2019, a Jasdf perdeu um caça furtivo Lockheed Martin F-35A que também desapareceu no mar, mas o corpo do piloto nunca foi localizado.

Saiba Mais...

O fabricante Boeing ganhou um contrato de mais de 400 milhões de dólares para produzir novos sistemas para a nova versão do F-15J, o F-15 Japan Super Interceptor (JSI, na sigla em inglês). 

O trabalho será feito na unidade de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri. O planejado é que a modernização seja finalizada em 31 de dezembro de 2028.

Algumas das atualizações serão uma nova suíte de guerra eletrônica, a instalação do radar Aesa AN/APG 81(v)1 e dos demais sistemas, sendo que alguns são similares aos instalados na versão avançada F-15EX, que está em produção nos Estados Unidos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 31/01/2022, às 14h30 - Atualizado às 23h26


Mais Notícias