AERO Magazine
Busca

Operação conjunta

Caças F-35B italianos treinam em ilha no Mar Mediterrâneo

Marinha e força aérea da Itália operam aeronaves do mesmo modelo e visam capacidade conjunta


Capacidade espeicial do F-35B é um facilitador para operações em porta-aviões  | Foto: Divulgação

No dia 27 de janeiro, a pequena ilha italiana de Pantelária, no Mar Mediterrâneo, foi palco de um treinamento conjunto entre a força aérea e marinha italiana com seus caças furtivos F-35B.

Ambas as forças armadas operam aeronaves do mesmo modelo, que têm capacidade de fazer decolagens curtas e pousos verticais (Stvol, na sigla em inglês).

O arquipélago proporcionou condições ideais para a operação das aeronaves militares, pois o aeródromo local não é adequado para operações de caças convencionais, ou seja, que necessitam de grandes extensões de pista para decolar ou pousar.

Ação integrada fortaleceu o treinamento entre os pilotos de ambas as forças, até pelo motivo que almejam uma capacidade conjunta das aeronaves.

Em novembro passado, outro significativo marco aconteceu quando houve o primeiro pouso de um F-35B no porta-aviões Cavour.

A Itália é um dos principais operadores internacionais do caça de quinta geração: ao todo serão quinze unidades da versão F-35B para cada força.

A força aérea irá utilizar o F-35B como substituto do AMX, aeronave que também é operada no Brasil sob a designacão A-1. Já na marinha italiana o avião vai ocupar o lugar do AV-8B Harrier II, o primeiro avião operacional a oferecer capacidades de pouso e decolagem vertical.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 31/01/2022, às 11h50 - Atualizado às 23h26


Mais Notícias