O acordo inclui equipamentos de missão e um simulador de voo, fortalecendo a logística integrada da Força Aérea do Uruguai
A Embraer anunciou nesta terça-feira (14), um acordo com a Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai na compra de cinco aeronaves A-29 Super Tucano. A aquisição faz parte de um programa de renovação da frota para expandir a capacidade operacional da FAU.
O acordo é oriundo de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou um pedido firme para uma aeronave, além das opções que agora foram convertidas. A compra inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.
Com o Uruguai e a recente aquisição do primeiro A-29 em configuração OTAN (A-29N) por Portugal, o A-29 Super Tucano chega a 20 operadores em todo o mundo, com mais de 290 pedidos. O número de forças aéreas operadoras do A-29 Super Tucano cresce constantemente devido à sua combinação de recursos.
O A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Apoio Aéreo Tático (CAS), Patrulha Aérea, Operações Especiais, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), Coordenador Aéreo e Tático (TAC), ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento (ISR), Escolta Aérea, Treinamento Básico, Operacional e Avançado de Pilotos, Transição para Caças de Superioridade Aérea, Treinamento JTAC/LIFT e FAC.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/01/2025, às 15h51
+lidas