O novo cliente se junta a outras nove nações que já adquiriram o Embraer C-390 Millennium
A Embraer anunciou nesta sexta-feira (27), a assinatura de um contrato para a venda de duas aeronaves multimissão do modelo C-390 Millennium a um cliente não identificado, que se junta a outras nove nações que já o adquiriram, inclusive o Brasil.
O acordo também inclui um pacote de treinamento e suporte, além do fornecimento de peças de reposição. As unidades serão configuradas para atender a diversas demandas operacionais, como transporte tático de tropas e veículos, ajuda humanitária, gestão de desastres e evacuação aeromédica.
Desde o início de suas operações na Força Aérea Brasileira, em 2019, e sua introdução nas forças aéreas de Portugal (2023) e Hungria (2024), o C-390 acumula mais de 15.500 horas de voo. As aeronaves em operação apresentam uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão superiores a 99%.
O C-390 tem capacidade de carga útil de até 26 toneladas, velocidade de 470 nós e longo alcance operacional. A aeronave é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e apoio humanitário. O modelo opera em pistas temporárias ou não pavimentadas, incluindo terra batida, solo compactado e cascalho.
Na configuração KC-390, equipada para reabastecimento em voo, a aeronave é capaz de realizar missões como reabastecedor e receptor. A funcionalidade de receber combustível de outra aeronave KC-390 foi comprovada por meio de pods instalados sob as asas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/12/2024, às 09h35
+lidas