Ritmo de entrega do Learjet 75 cresceu no terceiro trimestre, o último da produção do jato leve
Último Learjet 75 foi produzido quase após sessenta anos do primeiro modelo que deu origem ao icônico jato
A Bombardier realizou um tour virtual no último Learjet produzido, ressaltando detalhes do programa que chega ao fim após quase seis décadas. O jato de negócios de elevado desempenho por vários anos foi sinônimo de aviação executiva, sendo um dos mais bem-sucedidos projetos de toda a história.
Lançado no começo dos anos 1960, o Learjet recebeu uma série de melhorias e uma ampla família de aeronaves foi lançada no período. Após a reestruturação promovida pela Bombardier em sua gama de produtos, a produção da família Learjet chega ao fim.
Definidas empresas que farão reformas em três aeroportos do Nordeste
Ironicamente, dados da própria Bombardier mostram que o último trimestre, justamente quando o programa chegava ao fim, foi um dos melhores dos anos recentes para o Learjet.
Nos últimos anos foram produzidos em média doze unidades da família Learjet ao ano, uma das menores cadencias do segmento de aeronaves leves.
Entre julho e setembro a Bombardier entregou quatro unidades do Learjet, enquanto a última deverá ser entregue nos próximos dias, antecipando a data prevista que era 2022.
Vídeo mostra o último Learjet 75 produzido [conteúdo em inglês]
A Bombardier agora manterá seu foco nos aviões maiores, como os bem-sucedidos modelos da família Challenger e os modelos de longo e ultralongo alcance Global.
Com o fim da produção do Learjet, que era montado em Wichita, nos Estados Unidos, a Bombardier deverá destinar a unidade norte-americana para voos de ensaio, testes de componentes e prestação de serviço para aviação executiva.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/11/2021, às 16h00 - Atualizado em 14/11/2021, às 00h01
+lidas