AERO Magazine
Busca

Derrubado em combate

Ucrânia abateu segundo caça Su-35 russo

Defesa antiaérea da Ucrânia alega que abateu um segundo caça Sukhoi Su-35 russo


Divulgação
Divulgação

A Ucrânia alega ter abatido, através de sistemas antiaéreos, um segundo exemplar do moderno caça russo Sukhoi Su-35. A destruição do avião teria ocorreido na última terça-feira (19), na região de Kherson, no sul do território ucraniano. Um vídeo que circula nas redes socias mostra o que seria o Su-35 caindo em chamas.

Em uma postagem feita pela conta oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia no twitter, foi dito que o caça russo estava tentando atacar uma aeronave da força aérea ucraniana, mas que teria sido interceptado pela defesa antiaérea.

"Há confirmação visual da queda do avião, o piloto ejetou", dizia parte do post. “Além disso, durante o dia atual [19 de julho], as unidades de mísseis antiaéreos da força aérea abateram cinco veículos aéreos não tripulados inimigos do nível tático operacional”, diz a postagem.

Caso confirmado oficialmente, este será o segundo caça Su-35 que a Ucrânia abateu. Em maio, um caça MiG-29 ucraniano teria derrubado um Su-35 em combate aéreo, informou Kiev. Não é possível confirmar por outras fontes as declarações ucranianas.

Caso de fato tenha ocorrido o abate, isso significaria mais uma perda russa de um dos seus mais avançados caças em serviço. O Su-35 é uma evolução dos consagrados Su-27 Flanker, considerados um dos mais poderosos aviões do arsenal de Moscou.

Outro destaque, é registrar a derrota do Su-35 para o MiG-29, este último um avião obsoleto em todos os níveis e distante das capacidades tecnológicas embarcadas no modelo russo. O MiG-29 ucraniano além de ser geração anterior, não teve praticamente nenhum tipo de atualização realizada em mais de 30 anos.

As baixas de aeronaves de Moscou são consideráveis, incluindo os também tecnológicos Su-34 Fullback e os veteranos Su-25, além de vários helicópteros. Nesta lista é possível ver o número de abates de ambos os lados.

A força aérea ucraniana tem atuado com maior sucesso no conflito depois que as forças russas concentraram suas missões no Leste, na região de Donbas. Porém, as capacidades da força aérea permanecem bastante limitadas, com poucas aeronaves efetivamente em combate. A maior parte da defesa está sendo feita com sistemas antiaéreos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 21/07/2022, às 08h40 - Atualizado às 08h42


Mais Notícias