Força da aviação de negócios

Turbo-hélices se destacam em 2020 entre as entregas da Textron

Resultados do quatro trimestre apontam estabilidade do mercado e lucro de US$ 108 milhões


Família de turbo-hélices do grupo Textron obteve melhor resultado no último trimestre de 2020

A Textron Aviation registrou uma queda no volume geral de entregas do quatro trimestre de 2020, totalizando 122 aviões.

As entregas de jatos no trimestre totalizaram 61, ante os 71 aviões do tipo entregues no ano anterior, enquanto os turbo-hélices que também encerraram o trimestre com 61 aviões registrou ligeira alta no comparativo com 2019, quando foram entregues das 59 aeronaves.

O resultado com a queda nas entregas dos jatos demonstra os efeitos negativos da economia após a crise sanitária global, enquanto para diversos operadores o uso de aviões turbo-hélices representou uma oportunidade de manter sua conectividade, especialmente em regiões afastadas, diante da redução da oferta de voos regulares.

No quatro trimestre de 2020 o lucro da Textron Aviation, que inclui as marcas Cessna, Beachcraft e Bell Helicopter, foi de US$ 108 milhões sobre a receita de US$ 1,6 bilhão, redução de US$ 26 milhões e US$ 169 milhões, respectivamente, em relação ao quarto trimestre de 2019.

Mesmo diante de um cenário adverso em 2020, a Textron manteve seus planos de investimentos, inclusive anunciando novos produtos como os King Air 360 e King Air 260, que apresentam algumas evoluções em relação aos antecessores.

Além disso, a empresa prevê para 2021 a entrada em serviço do turbo-hélice utilitário leve SkyCourier, assim como o início da campanha de ensaios em voo do monoturbo-hélice avançado Denali.

O fabricante projeta atingir uma receita de US$ 4,5 bilhões e um ganho de 5,5 por cento nos lucros em 2021. Ainda que enfrente o desafio de manter números estáveis na venda de jatos de negócios e serviços de pós-venda. No último trimestre de 2020 a empresa observou uma queda na comercialização de contratos de serviço de pós-venda, que usualmente oferecem pacotes de manutenção atraentes para operadores da marca. Com a retração da economia muitos proprietários optaram por buscar serviços ofertados por oficinas credenciadas, que normalmente oferecem preços mais competitivos.

A Textron ainda destacou o crescimento do mercado de usados, especialmente de modelos com menos de dez anos de uso, ao mesmo tempo que não houve uma drástica redução na demanda por modelos novos. A expectativa é de uma estabilidade do mercado ao longo de 2021, com uma possível recuperação projetada para o próximo ano.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 27 de Janeiro de 2021 às 14:45


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviação Textron Beechcraft King Air King Air 360 turboélice Cessna Denali SkyCourier