AERO Magazine
Busca

Novo treinador

Treinador para força aérea americana possui tecnologias do Gripen NG

Boeing e Saab criam treinador avançado de baixo custo de operação e grande flexibilidade


Uma parceria entre a Boeing e a Saab apresentou o primeiro modelo do novo avião de treinamento avançado criado para concorrer com o programa T-X da USAF. O projeto prevê a renovação da atual frota de treinadores T-38 Talon avançados, atualmente em uso no adestramento de pilotos de caça nos Estados Unidos.

O Boeing T-X é um avião totalmente novo baseado nos estudos da Saab para o Gripen NG, com o programa tendo sido criado para superar os requisitos de desempenho, acessibilidade e facilidade de manutenção estabelecidos pela concorrência.

No entanto, analistas mantêm o projeto da Boeing e Saab na zona de incertezas, já que se trata de um programa novo - ao contrário de concorrentes que buscaram plataformas já existentes para estabelecer um projeto conjunto.

“Nosso T-X é real, já está pronto e é a escolha certa para o treinamento de pilotos das gerações futuras”, disse Boeing Defense, Space & Presidente de Segurança e CEO Leanne Caret.

A aeronave Boeing T-X é um monojato com estabilizador duplo, com assentos montados ligeiramente acima do outro, visando melhorar a visibilidade do instrutor. Além disso, ela incorpora uma série de tecnologias avançadas, como conceito de cockpit próximo aos usados pelos F-22 e F-35.

A previsão é que os primeiros aviões vencedores do programa T-X entrem em serviço em meados de 2024. A concorrência da força aérea norte-americana é orçada em US$ 4 bilhões, ficando dentro do orçamento de 2016.

Redação
Publicado em 13/09/2016, às 16h20 - Atualizado em 14/09/2016, às 12h02


Mais Notícias