AERO Magazine
Busca

Rei do campo

Textron Aviation recebe certificação para o King Air 360/360ER

Família é uma evolução do modelo 350i e recebeu aprimoramentos no cockpit e cabine


Beecraft King Air 360 em voo

King Air 360 é a versão atualizada da família King Air e ganhou novos sistemas

A recém-lançada família King Air 360 recebeu hoje (5) o certificado de tipo da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos. A certificação ocorreu menos de três meses após o lançamento dos novos aviões, quando a Textron revelou o programa em meados de agosto deste ano.

Composto pelos modelos King Air 360 e King Air 360ER, a nova família expande as capacidades recursos existentes na série de biturbo-hélices da Beechcraft, como uma atualização no cockpit e uma cabine de passageiros redesenhada. No Brasil, a certificação está prevista para 2021.

“O King Air 360 é uma combinação de tecnologia inovadora e do feedback dos nossos clientes. Com esse modelo conseguimos ajudá-los a realizar suas variadas missões com maior conforto e facilidade”, acredita Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas da Textron.

A família King Air é uma das mais populares no Brasil, sendo líder de venda no segmento e um dos modelos mais empregados por empresários do agronegócio, especialmente por sua capacidade de operar em pistas não-preparadas e o baixo custo operacional.

“Os modelos King Air representam 46% das nossas vendas. Por serem essenciais, sobretudo para o setor de agronegócio, devido a sua capacidade de transportar muita carga, versatilidade e o fato de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas, esses modelos já estão no gosto dos brasileiros, e certamente o King Air 360 será um sucesso de vendas em 2021”, aponta Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

Atualizações do cockpit

Cockpit Collins Pro Line Fusion do King Air 360

Uma das principais evoluções do King Air 360 é o autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor na decolagem, cruzeiro, descida e pouso, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura. O sistema que tem se padronizado na categoria de turbo-hélices leves aumenta a segurança de voo, ao mesmo tempo que permite um melhor gerenciamento do consumo.

O King Air 360 ainda recebeu uma atualização no sistema de pressurização, que passa a ser digital, ajustando automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion, atendendo uma reinvindicação de diversos operadores.

Nova cabine de passageiros

Interior do King Air 360

Com capacidade para até nove passageiros, o mais recente King Air oferece uma altitude de cabine de 5.960 pés a uma altitude de cruzeiro típica de 27.000 pés, aproximadamente 10% melhor quando comparado ao King Air 350i.

O interior ainda foi totalmente redesenhado, com armários personalizados, novas poltronas e um catálogo atualizado de opções de cor. Outras comodidades que são padrão em toda a linha King Air incluem mesas de trabalho extensíveis, tomadas de energia padrão e de carregamento USB e um lavatório traseiro privado.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/10/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h47


Mais Notícias