AERO Magazine
Busca

Ar limpo

Novo sistema ioniza o ar na cabine dos aviões de negócios

Sistema da Textron complementa os filtros HEPA e melhora qualidade a bordo


Sistema ioniza o ar e neutraliza odores e germes presentes no ar e em superfícies da cabine

A Textron Aviation passou a disponibilizar um retrofit com um novo sistema de ionização de cabine, que permite ampliar a segurança a bordo das aeronaves das famílias Cessna e Beachcraft.

O sistema Aviation Clean Air (ACA) foi aprovado para instalação para os jatos Cessna Ciation Latitude, a série Citation Sovereign e a família Citation Excel, XLS e XLS+. Entre os turbo-hélices  Beechcraft está incluso o King Air série 300.

A Textron ainda afirmou que está em andamento a certificação para os demais modelos de aviões do grupo. A instalação será feita, por ora, nos Centros de Serviços da Textron Aviation.

O ACA é composto por um Sistema de Ionização Bipolar (NPBI) que emite um plasma frio responsável por liberar íons positivos e negativos que se unem às moléculas de vapor de água em suspensão no ar, causando uma reação molecular que neutraliza gases, esporos, vírus e bactérias. Este sistema é projetado para descontaminar permanentemente o interior da cabine, incluindo as superfícies.

“No mundo de hoje, a qualidade do ar da cabine nunca foi tão importante. O Sistema ACA aprimora as capacidades de controle ambiental a bordo, proporcionando uma experiência de voo que oferece paz de espírito”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de Atendimento ao Cliente da Textron Aviation.

Segundo o fabricante, o sistema ACA tem se mostrado eficaz contra várias bactérias, esporos, odores, eletricidades estica e vírus, incluindo o covid-19.

O sistema é um complemento aos filtros HEPA, existentes em diversos modelos de aviões da própria Textron, que ajudam neutralizar a ameaça de praticamente a totalidade os patógenos que se propagam pelo ar.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 08/02/2021, às 16h00 - Atualizado às 17h03


Mais Notícias