AERO Magazine
Busca

Faça você mesmo

Novo sistema da Latam permite passageiro despachar as próprias malas

Processo leva menos de 1 minuto e poderá melhorar experiência de viagem e melhoras fluxo nos aeroportos


Viagem com menos fila pode ser obtido com ampliação de tecnologias que permitem o passageiro realizar processos simples no aeroporto

A Sita implementou a tecnologia de autoatendimento Scan & Fly, para despacho de bagagem nos voos operados pela LATAM Airlines, em 18 aeroportos, em cinco países das Américas. No Brasil, os oito primeiros quiosques já estão em operação no aeroporto internacional de Brasília.

De acordo com a Sita, a maior parte das 105 unidades de entrega de malas será instalada no Brasil, e as demais em outros aeroportos da região.

LEIA TAMBÉM

A tecnologia possibilita que os passageiros façam o despacho de suas malas em menos de 40 segundos. A Latam está entre as maiores empresas do mundo, embarcando cerca de 72 milhões de passageiros anualmente e busca formas de agilizar o processo de despacho de bagagens, um dos mais lentos no processo de viagem.

“Os passageiros preferem fazer o check-in remotamente ou em um quiosque para evitar filas de espera. A mesma lógica se aplica quando se trata de deixar suas malas. Eles querem um processo mais rápido possível”, comenta Elbson Quadros, vice-presidente da SITA na América Latina.

“Isso demanda um aeroporto mais eficiente, que libere os membros da nossa equipe para que possam dedicar seu tempo a ajudar os passageiros, em vez de preencher processos mecânicos e repetitivos”, explicou Edwin Garcia, diretor de operações aeroportuárias do Grupo LATAM Airlines.

Muitos aeroportos enfrentam restrições de capacidade, o que pode levar a longas filas. Para aeroportos que não possuem recursos ou espaço para expansão, o SITA Scan & Fly pode ser instalado em balcões de check-in e em esteiras transportadoras existentes, oferecendo um aumento de até 60% na capacidade do terminal, o que segundo a Sita, pode representar uma redução de 40% nos custos operacionais e uma melhoria da experiência do passageiro.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/12/2019, às 17h00 - Atualizado às 17h22


Mais Notícias