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Simulador do caça Gripen está operacional no Brasil

Simulador destinado a formação dos pilotos do Gripen no Brasil está em pleno funcionamento e foi declarado operacional pela FAB


Primeiros Gripen F-39 operacionais entram em serviço no final de 2022 - Saab
Primeiros Gripen F-39 operacionais entram em serviço no final de 2022 - Saab

Os dois simuladores do Gripen F-39, que em 2022 foram instalados na base aérea de Anápolis, em Goiás, estão em pleno funcionamento e atendendo as demadas de formaçado dos pilotos militares.

Os equipamentos estão entre os mais avançados do mundo e permitem uma progressão em todas as fases de aprendizado e aperfeiçoamento da operação do caça. Permitindo partir da instrução básica até avançadas táticas de combate.

"Na fase inicial, contribui no treinamento para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, como parte do processo de implantação desse vetor na FAB. Em um segundo momento, são usados em tarefas ainda mais estratégicas no treinamento operacional de alto nível, ou seja, em cenários e situações de alta complexidade”, relatou Gustavo Pascotto, tenente-coronel e comandante do 1º GDA.

Com a chegada dos primeiros caças Gripen ao esquadrão no ano passado, o foco dos é o treinamento dos pilotos e a instrução dos operacional dos novos aviões.

Gripen

O treinamento dos pilotos brasileiros que vão voar o Gripen terá início neste ano e será feita no país. Os primeiros aviadores do novo caça foram treinados na Suécia, bem como engenheiros e mecânicos. Agora, com a experiência adquirida o processo será feito em Anápolis, reduzindo os custos e ampliando a capacidade da FAB de integrar e operar o seu novo jato de combate.

O ano passado não marcou apenas a chegada dos primeiros Gripen operacionais ao Brasil, mas também se destacou por algumas mudanças e novidades. Em dezembro, por exemplo, foi informado pela SAAB que as negociações para o acrécimo de mais quatro unidades ao lote inicial (elevando para 40 unidades), estava em estágio avançado.

Outra mudança significativa foi a decisão da fabricação da versão biposta (F-39F) na Suécia. O projeto inicial previa que todos os seis seriam montados no Brasil. Em contrapartida, mais unidades da versão monoposta (F-39E) será produzida em território nacional, que serão finalizados na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

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Por André Magalhães
Publicado em 15/03/2023, às 10h00


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