AERO Magazine
Busca

Entrega expressa

Segundo protótipo do cargueiro SkyCourier realiza voo inaugural

Aeronave ampliará a campanha de ensaios em voo do novo cargueiro da Cessna


Segundo protótipo do SkyCourier será dedicado inicialmente aos ensaios de propulsão, controle ambiental e aviônica

A Textron Aviation realizou o voo do segundo protótipo do Cessna SkyCourier (P1), dois meses emeio após que o voo inaugural do primeiro avião, que iniciou a campanha de ensaios no dia 17 de maio.

A aeronave esteve sob os comandandos dos pilotos de prova por Peter Gracey e Todd Dafforn, com um voo com duração total de 1h35, atingindo uma altitude de 14.200 pés e velocidade máxima de 210 ktas.

A o protótipo será usado principalmente para testes de sistemas, incluindo propulsão, controle ambiental e aviônica. Aliás, o modelo está configurado como um cargueiro, permitindo no futuro ampliar a bateria de ensaios dedicada ao avião.

“Desde o voo de estreia da aeronave protótipo, a equipe passou rapidamente pelos testes e atingiu seus objetivos de expansão e manuseio do envelope inicial, incluindo estol”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “Quando você considera que eles alcançaram todos esses marcos, apesar das muitas interrupções causadas por uma pandemia global, é notável”

De acordo com a Textron, serão utilizados três protótipos na campanha de ensaios em voo do Cessna SkyCourier, com o terceiro avião devendo voar ainda neste semestre. A atualmente o programa completou com sucesso 38 voos e 76 horas de testes no ar.

Por meio dos voos, a equipe de engenharia da Cessna conseguiu expandir os envelopes de velocidade e centro de gravidade, além de concluir os testes preliminares do motor e da hélice, bem como os testes iniciais de estabilidade e manobrabilidade.

O SkyCourier deverá ampliar o portfólio de aeronaves utilitárias da Cessna, ingressando em um mercado dedicado a operações cargueiras expressas, assim como voos regionais de baixa capacidade, incluindo em regiões com aeroportos remotos ou operacionalmente restritos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/08/2020, às 16h00 - Atualizado às 17h26


Mais Notícias