AERO Magazine
Busca

Desonestidade perigosa

Autoridades colocam em dúvida segurança de empresas aéreas do Japão

Preocupado com a iminência de um acidente fatal, país investiga práticas ilegais, principalmente na área de manutenção


A segurança da aviação japonesa foi colocada em dúvida pelas autoridades do país. Embora o Japão seja mundialmente conhecido por sua eficiência e bons produtos, uma série de incidentes envolvendo a segurança nas companhias aéreas em anos recentes acendeu a luz amarela no governo.

As autoridades japonesas têm emitido anualmente, nos últimos cinco anos, uma série de boletins e recomendações para as seis principais empresas aéreas do Japão. Um destes boletins foi enviado em julho último para a Nippon Cargo Airlines (NAC) e alertava a companhia para seu modelo operacional, pois estaria mantendo sua frota em serviço sem sem observar os períodos obrigatórios de manutenção e falsificando diversos documentos relacionados a inspeções e manutenções. De acordo com envolvidos nas investigações, as violações foram sérias e poderiam ter resultado em acidentes.

Recentemente, a Toho Air Service, que opera uma grande frota de helicópteros no Japão, sofreu dois acidentes graves, sendo um fatal no final de 2017. Os investigadores descobriram violações múltiplas nas práticas de manutenção, inclusive a permanência de peças que deveriam ser substituídas durante os reparos.

O Japão agora busca formas de manter o país entre os melhores níveis de segurança na aviação civil. Um eventual acidente em grandes proporções envolvendo um avião comercial poderia rebaixar a nota de segurança do Japão, aumentando, assim, os custos para contratação de seguro e mesmo de financiamentos para novas aeronaves. Além de prejudicar seriamente a confiança da comunidade internacional em relação às empresas aéreas do país.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 30/08/2018, às 18h00 - Atualizado às 19h54


Mais Notícias