AERO Magazine
Busca

Domingo Aéreo no PAMA 2024

Saiba como foi o Domingo Aéreo no PAMA 2024 em São Paulo

Evento no Campo de Marte contou com exibições de aeronaves e apresentações da Esquadrilha da Fumaça


Conhecido como Portões Abertos, evento no Campo de Marte faz parte das comemorações do Dia do Aviador - Felipe Braga
Conhecido como Portões Abertos, evento no Campo de Marte faz parte das comemorações do Dia do Aviador - Felipe Braga

O tradicional Domingo Aéreo no PAMA-SP, realizado em São Paulo ontem (29), atraiu milhares de visitantes no aeroporto do Campo de Marte. O show aéreo, que também é conhecido como Portões Abertos, faz parte das celebrações do Dia do Aviador, oficialmente comemorado no dia 23 de outubro, tem uma série de atividades ligadas à aviação militar e civil, incluindo demonstrações aéreas e exposições de aeronaves.

A Esquadrilha da Fumaça foi o ponto alto do evento, realizando duas apresentações com os Embraer A-29 Super Tucano. Além disso, o público pôde acompanhar diversas passagens baixas em alta velocidade dos veteranos caças F-5M, fabricados pela então Northrop.

O público também conferiu outras apresentações aéreas, dentre elas a presença do clássico NA-T6 do Bazaia Team, o T-25 Universal, da Academia da Força Aérea (AFA), o American Champion 8KCAB Super Decathlon, Extra 300, entre outros.

Nas asas rotativas, a FAB e a Polícia Militar de São Paulo realizaram várias apresentações de rapel com seus helicópteros Esquilos. No fim da manhã, um Airbus A320 da Latam realizou passagens sobre o campo, ostentando a pintura em alusão às cores da bandeira brasileira. Essa foi a primeira vez que a Latam participou do Domingo Aéreo em São Paulo.

No pátio de exposições estavam em exibição estática, o caça F-5, um cargueiro tático recém-aposentado Lockheed C-130 Hercules, assim como os de Havilland Canada DHC-5 C-115 Buffalo, EMB-110 C-95 Bandeirante, Embraer EMB120 C-97 Brasilia, Embraer EMB-500 Phenom 100EV U-100, entre outros.

Pama

Pama

Pama

Pama

Pama

Outras aeronaves fizeram sucesso entre o público, dentre as quais os helicópteros da Força Aérea e Militar, o Impala, uma versão do AT-26 Xavante e o C208B da Azul Conecta. Em uma região mais afastada do pátio, houve apresentações de drift com veículos modificados para este fim.

Pama

Pama

PamaPama

Pama

Pama

Pama

Na área coberta, dentro dos hangares, os visitantes puderam observar ainda o trabalho dos técnicos em algumas dessas aeronaves, vivenciando os bastidores da manutenção e operação dos equipamentos. Além disso, os organizadores disponibilizaram um espaço dedicado para descanso e atividades para as crianças.

Por Micael Rocha
Publicado em 30/09/2024, às 07h00


Mais Notícias