AERO Magazine
Busca

Componentes simples

Saab avança na montagem de componentes do Gripen no Brasil

Unidade brasileira concluiu a produção do primeiro par de freios aerodinâmicos do caça da FAB


Gripen E da FAB em voo

No destaque posição do freio aerodinâmico do Gripen E

A unidade brasileira da Saab concluiu a produção e montagem do primeiro par de freios aerodinâmicos destinados ao Gripen E. O componente é o segundo produzido no Brasil, após a conclusão do cone de cauda, entregue em dezembro de 2020.

O dispositivo, que é montado na parte traseira do caça, é feito a partir da união de peças de ligas avançadas de alumínio e fibra de carbono. Ainda que seja uma peça relativamente simples, a produção deste par de freios aerodinâmicos começou em outubro de 2020. No total, serão produzidos 72 conjuntos, dos quais 36 vão ser utilizados nos Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.

As peças serão enviadas para unidade da Saab em Linköping, na Suécia, no início de abril, onde estão sendo produzidos parte dos caças destinados ao Brasil, além dos modelos que serão usados pela força aérea sueca.

De acordo com a Saab, o próximo passo será a construção de estruturas mais complexas, como partes da fuselagem e o caixão das asas.

"Esta entrega comprova que nosso processo está maduro e mostra para o Governo Brasileiro e a Força Aérea Brasileira que estamos prontos para os próximos passos", ressaltou Alexandre Barbosa, gerente de engenharia na unidade brasileira da SAAB.

A montagem de cada componente é monitorada pelo fabricante sueco a partir de sua unidade em Linköping, enquanto os engenheiros brasileiros auxiliam também nas análises de riscos e melhorias e novas formas de trabalho.

"Consolidar o processo no início faz com que economizemos tempo na implementação da produção dos demais pacotes de trabalho, como a fuselagem traseira e dianteira e o caixão das asas, porque já teremos implementado o fluxo em operações menos complexas", explicou Ola Rosén, diretor de operações.

Freios aerodinâmicos do Gripen E

A previsão é que nos próximos meses a Saab inicie a produção de estruturas complexas no Brasil, seguida da montagem final de algumas unidades do Gripen E no Brasil.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/03/2021, às 09h00 - Atualizado às 11h27


Mais Notícias