AERO Magazine
Busca

Nova geração russa

Rostec é certificada para produzir os motores PD-14

Empresa estatal russa espera iniciar em breve a montagem em série dos propulsores do MC-21


Motor PD-14 foi projetado usando o projeto básico do veterano PS-90, mas incorpora uma série de novas tecnologias

As autoridades de aviação civil da Rússia certificaram a produção em série dos motores PD-14, que serão utilizados nos aviões comerciais MC-21 (MS-21 na transliteração), que estão em fase final de ensaios em voo.

Concebidos como uma opção de motorização para os MC-21, os novos propulsores PD-14 foram projetados pela Aviadvigatel, baseado no projeto básico do PS-90, utilizado pelos Tupolev Tu-204 e Tu-214.

As autoridades da Rússia esperam que os custos operacionais do PD-14 sejam até 17% mais baixos do que motores rivais, enquanto o ciclo de vida será até 20% menor.

O certificado de produção foi concedido pela Rosaviatsiya, a agência dederal de transporte aéreo russa, e foi emitido para a United Engines Corporation, fabricante que faz parte do conglomerado estatal Rostec.

O processo de certificação foi organizado em duas etapas, com a primeira envolvendo uma análise do sistema de gestão da qualidade, que avalia a conformidade com os requisitos e regulamentos da aviação russa. Na segunda fase, os especialistas analisaram os processos tecnológicos de fabricação, montagem e testes dos motores.

"O PD-14 se tornou o ancestral de toda uma família de motores domésticos que integram tecnologias e materiais modernos. O certificado permite o início da produção em série desses motores. Em 2021, planejamos produzir vários PD-14 que serão usados ​​como reserva durante os testes de voo do novo avião comercial MC-21-310", disse Anatoly Serdyukiv, diretor industrial da Rostec Aviation.

O processo de certificação também incluiu testes de qualificação que comprovaram a conformidade de suas características técnicas com a documentação de projeto.

Por Martin romero
Publicado em 25/02/2021, às 15h30 - Atualizado às 15h45


Mais Notícias