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Aviação Militar

Robinson oferece o helicóptero R66 para o Exército dos EUA

Robinson propõe helicóptero leve R66 como novo treinador do Exército dos EUA, substituindo o UH-72 Lakota


Robinson aposta na simplicidade operacional do R66 para atender à demanda por um treinador básico - Divulgação
Robinson aposta na simplicidade operacional do R66 para atender à demanda por um treinador básico - Divulgação

A Robinson Helicopter propôs que o Exército dos Estados Unidos adote o helicóptero leve R66 como substituto UH-72A Lakota, da Airbus, atualmente em uso em missões de treinamento. A proposta é utilizar uma aeronave com menores custos operacionais, mas mantendo elevada capacidade de treinamento básico e avançado.

A Robinson é conhecida por sua atuação no mercado civil com modelos de helicópteros com baixo custo operacional e processos de manutenção simplificada. A proposta foi feita na quarta-feira (14), durante a conferência da Army Aviation Association of America, realizada em Nashville, Tennessee. 

O Exército busca uma aeronave menos complexa e com menor grau de automação, após avaliar que o Lakota, utilizado como treinador desde 2016, não cumpre os objetivos de formação básica de pilotos.

Segundo o general James Mingus, vice-chefe do Estado-Maior do Exército, a sofisticação do UH-72 tem prejudicado o ensino de fundamentos de pilotagem. “Queremos que [os pilotos] dominem o voo no modo tradicional, para que essas habilidades se tornem instintivas”, afirmou.

O R66, que responde por cerca de 1.500 das 10.500 aeronaves em operação pela Robinson no mundo, foi projetado com foco em robustez e operação simplificada, segundo o CEO David Smith. “O que se aprende primeiro é o que se mantém em situações adversas”, completou Will Fulton, vice-presidente de desenvolvimento de negócios.

Outro modelo da fabricante, o R44, helicóptero civil mais produzido do mundo, com 8.000 unidades, já foi usado como treinador por forças aéreas da Nigéria e da Jordânia. Nos EUA, é empregado por departamentos de segurança em missões com visão noturna e treinamento tático.

A produção dos helicópteros ocorre em Torrance, Califórnia, com cadeia de suprimentos verticalizada: 85% das peças do R66 são fabricadas internamente. A operação militar, chamada Flight School Next, será realizada em parceria com a M1 Support Services.

O processo seletivo do Exército inclui ainda propostas das fabricantes Bell, Leonardo e Lockheed Martin.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/05/2025, às 09h43


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