Um projeto de lei aprovado em uma comissão do Senado pode conceder o título de Capital do Voo Livre ao Rio de Janeiro
A Comissão de Esporte do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (6), um projeto que confere o título de Capital do Voo Livre à cidade do Rio de Janeiro. Ele seguirá agora para análise no plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo o Senador Carlos Portinho (PL/RJ), as condições climáticas e geográficas favoráveis para a prática do esporte radical são argumentos para que a capital fluminense possa obter a honraria. “A cidade é considerada um dos melhores locais do mundo para voar. Contando com 45 rampas de voo livre legalizadas, o município atrai pilotos e entusiastas de todo o país e de todo o mundo”, disse o parlamentar à Agência Senado.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) classifica a prática em asa delta ou em paragliders (parapente) como uma modalidade de alto risco e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais.
Não há emissão ou exigência de habilitação para a prática de esportes radicais, mas a autarquia recomenda que qualquer interessado em praticar o voo livre se habilite por meio de associações aerodesportivas reconhecidas pela comunidade praticante.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/03/2024, às 09h30
+lidas