Destacamento é o responsável por aferir os instrumentos de aproximação e pouso nos aeroportos brasileiros
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está programado para retomar suas operações em 21 de outubro, após a realização de testes de segurança operacional com o apoio da FAB.
As manobras de aproximação, pouso e decolagem foram conduzidas pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), testando os equipamentos que ficaram desligados desde o alagamento que interditou a pista no início de maio.
De acordo com a Fraport, durante o período inicial de reabertura, o aeroporto utilizará uma pista de 1.730 metros, restrita a voos domésticos. A expectativa é que a pista principal (a 11/29), de 3.200 metros, volte a operar em 16 de dezembro, permitindo o retorno de voos internacionais.
A retomada das atividades também modificará temporariamente as áreas internas do aeroporto, como os locais de circulação de passageiros e funcionários. O Salgado Filho já havia retomado as operações de check-in há três meses, que antes eram realizadas em um shopping na cidade de Canoas, durante o período de adaptação da base aérea.
A concessionária informou também que 85% dos trabalhos de recuperação já foram finalizados. As melhorias incluem esteiras de bagagem, sistemas de energia e tecnologia da informação.
• Veja nossos vídeos no canal da AERO Magazine no YouTube
Por Micael Rocha
Publicado em 09/10/2024, às 09h00