A primeira inspeção em voo do GEIV com tripulação e aeronaves nacionais completou 65 anos
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), a unidade da FAB especializada no aferimento de sistemas de navegação aérea, completou 65 anos da sua primeira missão, ocorrida nos primórdios do desenvolvimento dos sistemas eletrônicos. A data foi lembrada em virtude do seu primeiro trabalho utilizando tripulação e aeronave nacionais.
O GEIV é responsável pela aferição, análise e medição da qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea. Além disso, é atribuição do grupo homologar novos procedimentos de tráfego aéreo, quando publicados pela divisão de Cartografia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira.
Baseado no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro e subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a unidade conta com profissionais treinados como pilotos-inspetores, operadores de sistemas, mecânicos de voo, entre outros.
Para a realização dos voos sao utilizados oito aeronaves-laboratório equipadas com instrumentos de aferição indispensáveis à inspeção em voo, sendo quatro jatos Embraer Legacy, designados como IU-50 e quatro Hawker 800, com designação IU-93M.
Somente no ano passado o GEIV realizou mais de 1.100 horas de voo e inspecionou mais de 1.200 auxílios e procedimentos em missões nacionais e internacionais. Tais verificações visam a segurança de voo das aeronaves, da decolagem até o pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.
Por Micael Rocha
Publicado em 27/02/2024, às 12h00
+lidas