A FAB interceptou um Cessna 182 suspeito de tráfego aéreo ilícito no interior de Roraima
A Força Aérea Brasileira identificou ontem (29), um Cessna 182 suspeito de tráfego aéreo ilícito em uma região indígena da tribo Yanomami, em Roraima.
Por estar descumprindo as regras da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), o avião passou a ser monitorado. Na operação, foram empregadas aeronaves E-99, R-99 e A-29 Super Tucano, em conjunto com a Polícia Federal (PF).
Após o descumprimento das ordens da FAB, a defesa aérea realizou o Tiro de Aviso, fazendo com que o Cessna pousasse em uma pista de terra. Em seguida, o piloto fugiu e a aeronave foi apreendida pela Polícia Federal.
A ZIDA foi ativada após um decreto publicado em janeiro de 2023 e visa incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a região da terra indígena Yanomami, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal no estado de Roraima.
A responsabilidade pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial é do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/01/2024, às 08h31
+lidas