Protótipo do VX4, da Vertical Aerospace, concluiu primeira fase de testes de voo pilotado
A Vertical Aerospace anunciou, na última segunda-feira (9), que completou a primeira fase do programa de testes de voo pilotado do seu protótipo de aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical: o VX4:
Ele realizou uma série de voos pilotados com cabos e testes em solo, totalizando vinte missões de teste e setenta pontos de teste individuais. Esses testes simularam diferentes cenários de voo e situações operacionais, incluindo aquelas fora das condições esperadas de operação.
O objetivo foi validar a segurança do protótipo em condições reais de voo, inclusive testando sua capacidade de lidar com falhas. Um dos testes realizados envolveu a simulação da falha de uma Unidade de Propulsão Elétrica (EPU) durante um voo pilotado com cabos, para assegurar que a aeronave mantivesse condições seguras de voo.
View this post on Instagram
Foram coletados e analisados 35.000 parâmetros de voo e de sistemas, verificando o funcionamento adequado e seguro dos sistemas em diferentes condições, segundo o fabricante.
Além dos testes de voo, a equipe de engenheiros da Vertical realizou testes de táxi avançados em baixa e alta velocidade. Durante esses testes, falhas deliberadas de EPUs foram realizadas em altas velocidades de táxi para confirmar a controlabilidade e a segurança da aeronave, o que ajudaram a verificar as características de manuseio em solo e as características aerodinâmicas em diferentes velocidades, em um ambiente seguro de teste no solo.
A Vertical Aerospace informou que está trabalhando com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) para expandir sua Permissão de Voo enquanto se prepara para a fase 2 do programa de testes, que incluirá testes de voo pilotados com sustentação e que desenvolvendo um protótipo idêntico em escala real que permitirá acelerar o programa de testes e a capacidade de demonstração do VX4.
Os resultados dos testes de ambos os protótipos serão utilizados para o design e desenvolvimento do modelo VX4 certificado.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 12/09/2024, às 09h59