AERO Magazine
Busca

VX4

Protótipo de eVTOL britânico concluiu fase de testes de voo

Protótipo do VX4, da Vertical Aerospace, concluiu primeira fase de testes de voo pilotado


Foram vinte missões de teste pilotadas nesta fase - Vertical Aerospace
Foram vinte missões de teste pilotadas nesta fase - Vertical Aerospace

A Vertical Aerospace anunciou, na última segunda-feira (9), que completou a primeira fase do programa de testes de voo pilotado do seu protótipo de aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical: o VX4:

Ele realizou uma série de voos pilotados com cabos e testes em solo, totalizando vinte missões de teste e setenta pontos de teste individuais. Esses testes simularam diferentes cenários de voo e situações operacionais, incluindo aquelas fora das condições esperadas de operação.

O objetivo foi validar a segurança do protótipo em condições reais de voo, inclusive testando sua capacidade de lidar com falhas. Um dos testes realizados envolveu a simulação da falha de uma Unidade de Propulsão Elétrica (EPU) durante um voo pilotado com cabos, para assegurar que a aeronave mantivesse condições seguras de voo.


Foram coletados e analisados 35.000 parâmetros de voo e de sistemas, verificando o funcionamento adequado e seguro dos sistemas em diferentes condições, segundo o fabricante. 

Além dos testes de voo, a equipe de engenheiros da Vertical realizou testes de táxi avançados em baixa e alta velocidade. Durante esses testes, falhas deliberadas de EPUs foram realizadas em altas velocidades de táxi para confirmar a controlabilidade e a segurança da aeronave, o que ajudaram a verificar as características de manuseio em solo e as características aerodinâmicas em diferentes velocidades, em um ambiente seguro de teste no solo.

A Vertical Aerospace informou que está trabalhando com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) para expandir sua Permissão de Voo enquanto se prepara para a fase 2 do programa de testes, que incluirá testes de voo pilotados com sustentação e que desenvolvendo um protótipo idêntico em escala real que permitirá acelerar o programa de testes e a capacidade de demonstração do VX4. 

Os resultados dos testes de ambos os protótipos serão utilizados para o design e desenvolvimento do modelo VX4 certificado.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 12/09/2024, às 09h59


Mais Notícias