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35 meses depois

Winglet ativo é tema de disputa em responsabilidade em acidente aéreo

Fabricante e investigadores divergem quanto a causa de acidente ocorrido em 2018


Cessna Citation com winglet ativo da Tamarak

Sistema de winglet atio oferece ganhos de eficiência de até 33% superior aos modelos convencionais | Foto: Divulgação

Um acidente ocorrido em 2018 ainda está sendo tema de discussão entre as autoridades de investigação e prevenção de acidentes aéreos nos Estados Unidos e o fabricante do winglet ativo.

No dia 30 de novembro de 2018 um CitationJet, que havia recebido um kit de melhorias aerodinâmicas da Tamarack Aerospace, sofreu um acidente fatal potencialmente causado por uma falha no projeto de instalação do dispositivo no avião.

A aeronave estava equipada com o dispositivo Active Technology Load Alleviation System, que usa o Active Camber Surfaces para aliviar cargas estruturais e com isso melhoras o desempenho em voo.

Winglet ativo

Detalhe do winglet ativo da Tamarack Aerospace

Porém, o NTSB, o órgão de investigação dos transportes nos Estados Unidos, afirma que a provável causa foi uma assimetria do sistema de alívio de carga da asa esquerda e por razões indeterminadas resultou em uma perturbação em voo da qual o piloto não foi capaz de se recuperar.

O relatório ainda afirma que o piloto automático desacoplou prematuramente em um ângulo de 30 graus, enquanto o limite seria de 45 graus. Os investigadores apontam que este foi um dos motivos para o piloto perder o controle do avião em um ângulo de descida já excessivo para aquela condição de voo.

A Tamarack Aerospace afirma que o NTSB desconsiderou uma série de fatores, alguns deles inconsistentes com os princípios de engenharia do projeto e que são, comprovadamente, fisicamente impossíveis de ocorrer.

A empresa alega que o piloto automático não desconectou por causa do ângulo de ataque elevado, pois estava ainda 15 graus acima do limite do projeto. O que não teria ligação com o sistema de winglet ativo.

A disputa pelas causas reais do acidente está em aberto há mais de 35 meses, com ambos os lados apresentando evidencias para comprovar sua versão.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/01/2022, às 16h45 - Atualizado às 18h56


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