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Inteligência Artificial

Projeto Darwin planeja viabilizar aviões comerciais com apenas um piloto

Uso de inteligência artificial do projeto Darwin poderá viabilizar no futuro aviões comerciais e executivos com apenas um piloto


UAC
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A Honeywell e a Comunidade Europeia estão trabalhando em conjunto nas pesquisas para a uso de inteligência artificial em operações de aviões civis com apenas um piloto (single pilot), dentro do projeto SESAR 3 Joint Undertaking.

O objetivo é viabilizar aviões comerciais e jatos de negócios tripulados por apenas um piloto, que terá a colaboração em tempo real de um sistema de inteligência artificial capaz de não apenas ampliar a segurança, mas reduzir a carga de trabalho em todas as fases do voo, superando até mesmo as condições atuais com dois aviadores.

Um dos maiores desafios da tecnologia é manter a carga de trabalho em níveis realmente baixos, especialmente em situações mais exigentes, como falhas e emergências, onde a inteligência artificial deverá assumir uma série de itens, incluindo controle da situação ou mesmo pilotar o avião, enquanto o piloto humano avalia a situação e quais devem ser as ações tomadas. Além disso, a inteligência artificial deverá ter a capacidade de detectar e mitigar qualquer incapacidade ou mesmo erro grave do piloto.

Honeywell Darwin
Projeto Darwin planeja viabilizar no futuro voos com apenas um piloto em aviões civis

O projeto chamado de Darwin, um acrônimo em inglês para Assistentes Digitais para Reduzir a Carga de Trabalho e Aumentar a Colaboração, empresa um complexo algoritmo de aprendizado de máquina em colaboração com seres humanos, sendo desenvolvido para enfrentar os principais desafios da viabilidade de tripulação single pilot. O nome do projeto faz alusão ao naturalista britânico Charles Darwin, célebre por suas pesquisas sobre evolução.

Entre os parceiros do projeto estão a Pipistrel, empresa do grupo Textron e com experiência em aviões elétricos, do instituto de pesquisas alemão DLR, o Eurocontrol, a agência europeia de aviação (EASA) e o controle aéreo da Eslovênia.

Toda a pesquisa está sendo realizada no centro de desenvolvimento da Honeywell, em Brno, na República Tcheca.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/12/2023, às 15h00


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