Produção de combustível sustentável de aviação triplicou em 2022, para 300 milhões de litros
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) estima que a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) atingirá pelo menos 300 milhões de litros em 2022, o que representa o triplo em relação ao ano anterior.
Segundo a entidade, esses cálculos colocam a indústria de SAF próxima de uma capacidade de produção exponencial, com previsão de 30 bilhões de litros em 2030, desde que a produção tenha o apoio de políticas apropriadas.
As companhias aéreas assumiram o compromisso de atingir zero emissão líquida de CO2 até 2050 e consideram o SAF um dos principais fatores para atingir esse objetivo. Segundo estimativas atuais, ele será responsável por 65% da mitigação e exigirá a produção de 450 bilhões de litros anuais naquele ano.
“A quantidade de SAF disponível no mercado em 2022 foi pelo menos o triplo da quantidade em 2021. E as companhias aéreas usaram cada gota, mesmo com preços muito altos! (...) Os governos precisam implementar incentivos abrangentes para a produção de SAF. Foi isso que eles fizeram na transição bem-sucedida para fontes renováveis de eletricidade. Agora, a aviação precisa desses incentivos para descarbonizar”, de acordo com o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
Até o momento, mais de 450 mil voos comerciais foram operados usando SAF, e o número crescente de companhias aéreas fazendo acordos de compra com produtores claramente mostra aos mercados que o combustível é necessário em maiores quantidades. Até agora, cerca de 40 acordos de compra foram anunciados.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/12/2022, às 08h26
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