AERO Magazine
Busca

Caro, porém limpo

Produção de combustível sustentável de aviação triplicou em 2022

Produção de combustível sustentável de aviação triplicou em 2022, para 300 milhões de litros


Iata cobrou incentivos à produção de SAF pelos governos - Honeywell/Divulgação
Iata cobrou incentivos à produção de SAF pelos governos - Honeywell/Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) estima que a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) atingirá pelo menos 300 milhões de litros em 2022, o que representa o triplo em relação ao ano anterior. 

Segundo a entidade, esses cálculos colocam a indústria de SAF próxima de uma capacidade de produção exponencial, com previsão de 30 bilhões de litros em 2030, desde que a produção tenha o apoio de políticas apropriadas.

As companhias aéreas assumiram o compromisso de atingir zero emissão líquida de CO2 até 2050 e consideram o SAF um dos principais fatores para atingir esse objetivo. Segundo estimativas atuais, ele será responsável por 65% da mitigação e exigirá a produção de 450 bilhões de litros anuais naquele ano.

A quantidade de SAF disponível no mercado em 2022 foi pelo menos o triplo da quantidade em 2021. E as companhias aéreas usaram cada gota, mesmo com preços muito altos! (...) Os governos precisam implementar incentivos abrangentes para a produção de SAF. Foi isso que eles fizeram na transição bem-sucedida para fontes renováveis de eletricidade. Agora, a aviação precisa desses incentivos para descarbonizar”, de acordo com o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

 Até o momento, mais de 450 mil voos comerciais foram operados usando SAF, e o número crescente de companhias aéreas fazendo acordos de compra com produtores claramente mostra aos mercados que o combustível é necessário em maiores quantidades. Até agora, cerca de 40 acordos de compra foram anunciados.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/12/2022, às 08h26


Mais Notícias