Procura global por viagens aéreas teve crescimento de 52,4% no último mês de março
A procura global por viagens aéreas medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK) apresentou crescimento 52,4% no mês março em relação ao mesmo período de 2019, ano pré-crise sanitária.
Já a oferta medida em assentos‐quilômetros oferecidos (ASK), aumentou 41,9% na comparação anual. A taxa de ocupação média nas aeronaves a nível mundial foi de 80,7%, aumento de 5,9 pontos percentuais.
A crescente demanda por voos domésticos e internacionais atingiu 88% dos níveis registrados quatro anos atrás, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Com a chegada da alta temporada de verão no Hemisfério Norte, as vendas de passagens continuarão apresentando forte crescimento, consolidando a retomada do setor.
"O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-COVID", comenta Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Carga
O segmento cargueiro global registrou queda de 7,7% em março frente um ano antes. A capacidade cresceu 9,9%, resultando em uma taxa de aproveitamento nas aeronaves de 46,2%, queda de 8,8 pontos percentuais.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 05/05/2023, às 10h51
+lidas