AERO Magazine
Busca

Pioneirismo no Pacífico

Primeiro voo solo entre o Havaí e os EUA completou 90 anos

Em 12 de janeiro de 1935, Amelia Earhart fez um voo histórico entre o Havaí e o estado da Califórnia, nos EUA


O voo de Ameria Earhart não apenas desbravou rotas aéreas, mas também abriu caminho para o futuro da aviação comercial - National Library of Ireland
O voo de Ameria Earhart não apenas desbravou rotas aéreas, mas também abriu caminho para o futuro da aviação comercial - National Library of Ireland

O primeiro voo solo entre o Havaí e o continente dos Estados Unidos completou noventa anos no último domingo (12). Amelia Earhart foi a pioneira na travessia, ao percorrer o equivalente a 3.875 km em aproximadamente dezenove horas.

A aviadora partiu do Wheeler Field, em Honolulu, e chegou a Oakland, no estado da Califórnia. Earhart utilizou uma aeronave Lockheed 5C Vega equipada com um motor Pratt & Whitney WASP SIDI de 550 HP. Durante o voo, ela ouviu a transmissão da Ópera Metropolitana de Nova York.

"Eu queria que o voo fosse apenas uma contribuição. Só podia esperar que mais uma passagem sobre essa parte do Pacífico marcasse um pouco mais claramente o caminho por onde inevitavelmente se desenvolverá um serviço aéreo no futuro", disse a piloto.

Ao longo da viagem, a aviadora carregava um estandarte concedido pela Sociedade de Mulheres Geógrafas, em reconhecimento à sua conquista. Apesar de condições climáticas adversas impedirem o prolongamento da viagem até Salt Lake City, no estado de Utah, ela manteve sua determinação de concluir a jornada conforme planejado. "Pretendo voar para a Califórnia dentro desta próxima semana, com ou sem o apoio de vocês", disse.

O voo de Earhart marcou um momento importante na aviação, especialmente porque dez aviadores perderam a vida tentando realizar o mesmo trajeto anteriormente. Ela foi recebida por mais de 10.000 pessoas ao chegar a Oakland.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/01/2025, às 08h15


Mais Notícias