AERO Magazine
Busca

O mistério aumentou

Caixas-pretas de Boeing 737 pararam de funcionar antes de acidente

Quatro minutos antes do acidente que matou 179 pessoas, as caixas-pretas do Boeing 737 da Jeju Air pararam de funcionar


Os componentes das caixas-pretas foram enviados aos EUA para análise - Agência Yonhap
Os componentes das caixas-pretas foram enviados aos EUA para análise - Agência Yonhap

O gravador de dados de voo e o gravador de áudio da cabine do Boeing 737-800 da Jeju Air acidentado no fim de dezembro, em Muan (MWX), na Coreia do Sul, pararam de funcionar quatro minutos antes.

Segundo a agência de notícias Yonhap, com informações da agência de investigação de aviação sul-coreana, as caixas-pretas pararam de transmitir às 08h59 do dia 29 de dezembro, no horário local, o mesmo momento em que a aeronave sofreu um impacto de uma ave (bird strike) no motor direito, e que a colisão pode ter causado uma pane sistêmica geral.

O acidente ocorreu às 9h03 (21h03 da noite anterior, em Brasília), quando o avião de matrícula HL8088 colidiu com uma estrutura de concreto que abrigava equipamentos de localizador no final da pista do aeroporto. A aeronave derrapou na pista com o trem de pouso retraído, resultando na explosão, que matou 179 das 181 pessoas a bordo.

Os componentes das caixas-pretas, danificados no acidente, foram considerados irrecuperáveis para extração de dados no nível doméstico e enviados ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB), em Washington, para uma análise mais detalhada. 

A versão da aeronave envolvida no caso, a Next Generation (NG), foi projetada antes das exigências da agência federal de aviação norte-americana (FAA) para incluir baterias de backup nos sistemas de gravação de dados e voz. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/01/2025, às 13h45


Mais Notícias