AERO Magazine
Busca

Renovação franco- germanica

Primeiro C-130J Hercules da Alemanha realiza voo inaugural

Força Aérea Alemã encomendou seis aviões da Lockheed Martin, incluindo três KC-130J


Lockheed Martin C-130J Luftwaffe

Decolagem do primeiro C-130J-30 da Luftwaffe | em Marietta, nos Estados Unidos | Foto: Lockheed Martin

O primeiro C-130J-30 Hercules da Luftwaffe (força aérea alemã), fez sua estréia em um voo de testes conduzido pela Lockheed Martin, na cidade de Marietta, no estado da Geórgia. Após a breve campanha de ensaios, que deverá durar três meses, o avião deverá ser entregue para a Alemanha em fevereiro de 2022.

O avião apresenta uma pintura cinza escuro, ostentando a matrícula 55+01, além de contar com as marcas típicas da Luftwaffe. Os novos Hercules irão substituir os antigos aviões cargueiros C-160 Transall, fruto de um projeto franco-alemão dos anos 1960.

Ao todo serão seis C-130J Hercules que irão equipar a força aérea da Alemanha, sendo que, são três da versão C-130J-30 e três KC-130J, este último destinado as missões de reabastecimento em voo.

Além das aeronaves, um pacote de equipamentos de segurança também serão entregues, como um:  sistema de contramedidas, sistema de alerta de mísseis, receptores de alerta de radar, sistema de imagem infravermelho.

Os C-130J e o KC-130J, farão parte de um esquadrão conjunto entre a Alemanha e a França, cujo a base sede será na cidade francesa de Évreux. A operação contará com aeronaves, tripulações e mecânico  de ambos os países. Serão dez unidades do Hercules versão Juliet (J no alfabeto fonético), sendo seis da Alemanha e quatro da França.

Hoje, a aviação de transporte tático da Luftwaffe também conta com o Airbus A400M, a aeronave de porte intermediário entre o Hercules e o C-17 Globemaster III, onde cumpre diversas missões, como transporte de tropas e cargas, lançamento de paraquedistas e veículos, evacuação médica, reabastecimento em voo, dentre outras.
  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 13/11/2021, às 17h00 - Atualizado às 23h17


Mais Notícias