Primeiro Comac C919 foi entregue à China Eastern Airlines
O C919, o primeiro avião comercial totalmente desenvolvido na China, foi entregue hoje (9), para a China Eastern Airlines.
O avião foi projetado pela Commercial Aircraft Corporation of China (Comac) dentro da filosofia de projetos ocidentais, com fornecedores globais sendo responsáveis por diversos sistemas.
Listen! The engines are roaring.
— China Eastern Airlines (@CEAirglobal) December 9, 2022
The #C919, flight number MU919, registration number B-919A, has joined #CEAir's #fleet!
It takes off from #Shanghai#Pudong Airport and will land in Hongqiao Airport. We'll set off soon!✈️#MeetUinC919pic.twitter.com/peRE3xJkY6
A aeronave de matrícula B-001J foi recebida com o tradicional batismo no aeroporto internacional de Hongquiao (SHA), em Shanghai. O primeiro voo comercial está previsto para os próximos dias.
WELCOME to #Shanghai#Hongqiao International Airport!
— China Eastern Airlines (@CEAirglobal) December 9, 2022
A grand water gate to give the warmest welcome to the #C919! It's the first time for C919 to land in #SHA. Passengers will soon be able to catch an early experience of the C919 with #CEAir. #MeetUinC919pic.twitter.com/RVfdwDXls1
O C919 promete rivalizar no mercado interno com os Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, oferecendo um projeto similar, com amplo uso de fornecedores ocidentais e se beneficiando de um projeto mais novo. A CFM International, fornecedora dos motores da aeronave, comemorou o marco do fabricante chinês.
No fim de setembro, a Administração da Aviação Civil da China (Caac) concedeu certificação de tipo ao modelo em uma cerimônia realizada no aeroporto internacional de Pequim (PEK).
[News🎉] Congratulations @CEAirglobal on taking delivery on the first #C919 aircraft powered by our fuel efficient LEAP-1C engine. We can't wait to fly with you for the first commercial flight of the C919 ! ✈ pic.twitter.com/MardiHtLEf
— CFM International (@CFM_engines) December 9, 2022
Como AERO Magazine já informou, o projeto do C919 foi apresentado pela Comac em 2008. Três anos depois, o primeiro protótipo começou a ser produzido e o primeiro voo ocorreu em maio de 2017. Nos dois anos seguintes, outros cinco protótipos ganharam os céus. O preço de venda do modelo está avaliado, em preços estimados de tabela, em US$ 101 milhões (R$ 527,8 milhões). Preço similar aos concorrentes da Airbus e Boeing.
O objetivo inicial da Comac é atingir ao menos um terço das vendas no mercado interno chinês, que em números absolutos é próximo de 3.000 unidades. Os planos para vendas internacionais é considerado secundário, com foco em conseguir atender a demanda chinesa e obter um aprendizado de suporte técnico.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/12/2022, às 08h01
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