AERO Magazine
Busca

Saindo da 'bolha'

Nigéria pode encomendar novo avião comercial chinês

Nova companhia aérea da Nigéria cogitou encomendar o C919, avião comercial chinês certificado recentemente


Aeronave foi certificada recentemente por reguladores chineses - Divulgação
Aeronave foi certificada recentemente por reguladores chineses - Divulgação

Uma nova companhia aérea da Nigéria está cogitando encomendar o recém-homologado avião chinês C919, da Comac. A compra poderá ocorrer após o início das operações comerciais, previstas para o final do ano.

Durante a Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), que aconteceu no Canadá, o Ministro da Aviação do país africano, Hadi Sirika, confirmou que não descarta a compra do Comac C919.

Se [o C919] é tão bom quanto os outros, por que não?", apontou Sirika, em entrevista a agência Reuters.

O ministro ainda destacou que a China e Nigéria desfrutam de relações "muito calorosas e amigáveis mutuamente benéficas".

O governo nigeriano é um dos acionistas majoritários (46%) da Nigeria Air, juntamente com a Ethiopian Airlines (49%), que planeja iniciar seus voos comerciais até o final deste ano. Inicialmente, a companhia aérea utilizará os Boeing 737-800, posteriormente cogitando optar por algumas unidades da família A320 da Airbus. A expectativa é operar ao menos com trinta aviões até meados de 2025.

Conforme noticiado por AERO Magazine, a Administração da Aviação Civil da China (Caac) certificou o Comac C919. O primeiro cliente, a OTT Airlines, subsidiária da China Eastern Airlines, deverá receber o C919 até dezembro.

Caso a Nigéria converta o interesse pelo modelo em encomendas, ela será o primeiro país do Ocidente a confirmar a compra do novo jato chinês. Todavia, a Comac tem declarado que seu interesse nos próximos anos é atender ao mercado interno da própria China, com previsão de obter um terço das vendas, o que representa 3.500 aviões em uma década.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 03/10/2022, às 09h01


Mais Notícias