AERO Magazine
Busca

A cereja do bolo

Novo avião chinês recebe certificação

Novo avião chinês C919, da Comac, recebeu certificação de tipo de reguladores locais


Primeiro avião deverá ser entregue até dezembro a uma subsidiária da China Eastern Airlines - Divulgação
Primeiro avião deverá ser entregue até dezembro a uma subsidiária da China Eastern Airlines - Divulgação

A Administração da Aviação Civil da China (Caac) concedeu certificação de tipo ao Comac C919 em uma cerimônia realizada no aeroporto internacional de Pequim (PEK).

O feito é considerado histórico para a aviação local, pois significa que este modelo está apto para entrar em operação comercial, depois de passar por todas as normas de aeronavegabilidade exigidas pelas autoridades chinesas. A primeira cliente do C919, a OTT Airlines, subsidiária da China Eastern Airlines, deverá receber o primeiro avião até dezembro.

Como AERO Magazine já informou, a promessa do fabricante é fazer concorrência direta com a família A320neo, da Airbus, e com o Boeing 737 MAX, oferecendo um projeto similar, com amplo uso de fornecedores ocidentais e se beneficiando de um projeto mais novo.

O projeto do C919 foi apresentado pela Comac em 2008. Três anos depois, o primeiro protótipo começou a ser produzido e o primeiro voo ocorreu em maio de 2017. Nos dois anos seguintes, outros cinco protótipos ganharam os céus. Em maio deste ano, a aeronave de matrícula B-001J, talvez a única a ser entregue este ano, fez um voo de pré-entrega à OTT.

O preço de venda do modelo está avaliado, na cotação atual, em US$ 101 milhões (R$ 545,1 milhões).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 29/09/2022, às 10h28


Mais Notícias