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Experiência em biocombustíveis

Estudo da Boeing afirma que Brasil pode ser líder em combustível renovável

Brasil pode produzir anualmente 9 bilhões de litros de combustível de aviação sustentável, ou seja, 125% do consumo atual de querosene do país


Boeing trabalha para garantir que todos seus aviões entregues até 2030 possam ser abastecidos com SAF - Boeing
Boeing trabalha para garantir que todos seus aviões entregues até 2030 possam ser abastecidos com SAF - Boeing

A Boeing em parceria com a RSB promoveu, em São Paulo, o Fórum Abastecendo a Bioeconomia e o Futuro Sustentável da Indústria Aeroespacial.

De acordo com a Boeing, o Brasil tem potencial para liderar a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), em especial por sua grande capacidade no desenvolvimento e uso de biocombustíveis há várias décadas.

Durante o fórum o Brasil foi destacado como uma nação chave na transição para uma economia circular de baixo carbono, com foco no escalonamento do setor de combustíveis sustentáveis de aviação.

“Reconhecido globalmente por sua atuação nos setores aeronáutico, de energia renovável e agricultura, o Brasil pode ajudar de forma decisiva o setor da aviação a acelerar o seu processo para atingir a descarbonização”, comentou Landon Loomis, Presidente da Boeing para a América Latina, Caribe e Vice-Presidente de Política Global da Boeing.

Os principais fabricantes de aeronaves e fornecedores de combustíveis apontam como diferencial brasileiro a diversidade de matérias-primas om potencial de uso para produção de SAF, como cana-de-açúcar, milho, soja, eucalipto e resíduos agrícolas e industriais, incluindo bagaço e palha de cana-de-açúcar descartados no processo de produção de etanol e açúcar.

Segundo um estudo realizado pela RSB com o apoio da Boeing, o Brasil pode produzir anualmente até 9 bilhões de litros de combustível de aviação sustentável, número que representa 125% do consumo atual de querosene do país por ano.

Um dos desafios da indústria aeroespacial é desenvolver um novo tipo de combustível com zero emissão de carbono ou que se aproxime de taxas muito baixas, quanto comparado ao uso tradicional de querosene de aviação (Jet A).

Durante o evento o setor aéreo e representantes governamentais discutiram estratégias para atingir a meta net-zero 2050 adotada pela indústria.

"Por meio de inovações, políticas públicas e protocolos de sustentabilidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva da SAF pode e deve contribuir além da redução das emissões de gases de efeito estufa, trazendo impactos positivos na geração de empregos, desenvolvimento social e econômico e uso correto dos recursos naturais”, acrescentou Carolina Grassi, Gerente de Inovação e Políticas Públicas da RSB.

A Boeing assumiu recentemente o compromisso de garantir que todos seus aviões entregues até 2030 terão capacidade de voar abastecidos com combustíveis 100% sustentáveis.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/09/2022, às 16h01


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