Entre os estudos conduzidos pelo 777 ecoDemonstrator 2022 está conceitos criados pela Nasa
A Boeing lançou hoje (16) seu novo avião destinado aos estudos de sustentabilidade na aviação comercial. O chamado ecoDemonstrator 2022 é baseado na plataforma do 777-200ER, que será utilizado em novos testes na redução de emissões de carbono e de ruído.
A aeronave recebeu ainda uma pintura comemorativa para marcar os 10 anos do projeto ecoDemonstrator da Boeing, que atua em diversas áreas de pesquisas para reduzir a pegada ambiental do transporte aéreo.
O ecoDemonstrator 2022 testará aproximadamente 30 novas tecnologias para melhorar a sustentabilidade e a segurança da indústria aeroespacial, incluindo um sistema de conservação de água e tecnologias para melhorar a eficiência operacional.
“A Boeing está comprometida com apoiar seus clientes e viabilizar que o setor de aviação comercial cumpra o compromisso compartilhado de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial. “Os testes rigorosos das novas tecnologias do programa ecoDemonstrator melhoram o desempenho ambiental dos nossos produtos e serviços e são essenciais para o aprimoramento contínuo da segurança.”
Segundo a Boeing, o avião deverá entrar em serviço no próximo verão no Hemisfério Norte, onde passará a avaliar, entre outros, melhorias nos geradores de vórtices SMART, que melhoram a eficiência aerodinâmica durante a decolagem e pouso, em colaboração com a NASA.
Outro ensaio deverá envolver um sistema para conservar a água a bordo e reduzir o peso, bem como o uso de combustível. A Boeing também pretende estudar o desempenho de peças fabricadas pelo processo de manufatura aditiva (impressão 3D) para ajudar a reduzir o uso de combustível e o desperdício na fabricação.
O avião estará abastecido com um novo fluido refrigerante ecológico e um novo agente de supressão de incêndio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, assim como foi instalado um heads-up enhanced vision system para pilotos com o objetivo de melhorar a eficiência operacional.
Por fim, o avião vai continuar a campanha de estudos contínuos sobre o impacto do combustível sustentável de aviação na redução de emissões. Em todos os testes de voo, o 777-200ER voará com a maior mistura aprovada de combustível sustentável de aviação (SAF) disponível.
“O programa ecoDemonstrator da Boeing reúne os dois ingredientes mais importantes para um futuro mais sustentável: tecnologias inovadoras e parcerias com clientes, fornecedores, agências do governo e comunidade acadêmica”, disse Chris Raymond, diretor de sustentabilidade da Boeing. “Comemoramos todo o sucesso que já tivemos até aqui e esperamos continuar este programa icônico para, juntos, ajudar a descarbonizar a aviação”.
Ao longo de dez anos o programa ecoDemonstrator testou em um ambiente operacional cerca de 230 tecnologias para melhorar a eficiência operacional e reduzir as emissões de poluentes, além de aperfeiçoar a segurança e a experiência do passageiro. Segundo a Boeing, um terço das tecnologias testadas foram validadas e já são adotadas nos produtos e serviços oferecidos desde então.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/06/2022, às 16h55
+lidas