Boeing 737 MAX da Copa Airlines com 17 toneladas de SAF voou entre Los Angeles e a Cidade do Panamá
A Copa Airlines realizou um voo comercial utilizando combustível de aviação sustentável (SAF), com um de seus 737 MAX decolando de Los Angeles, para o Panamá, na última terça-feira (7).
O voo CM303, operado pelo Boeing 737 MAX 9 (HP-9910CMP) chegou a Cidade do Panamá (PTY) dentro de uma iniciativa do setor aéreo, organizada pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) e pela Boeing, para usar o SAF em voos a partir de Los Angeles (LAX).
A aeronave deixou o solo norte-americano por volta das 5h30 (Brasília) e pousou na capital panamenha seis horas depois. Segundo a Copa Airlines, a iniciativa reafirma o compromisso do setor de aviação e da empresa aérea com a sustentabilidade e a meta de ser neutra em carbono até 2050.
O combustível foi fornecido pela empresa World Energy, que possui a única refinaria de SAF do continente americano, no Estado norte-americano da Califórnia. A companhia adquiriu 39.000 libras (cerca de 17.7 toneladas) para o voo demonstrativo.
A Copa Airlines finaliza afirmando que continua implementando iniciativas voltadas à eficiência das operações de voo e uso de combustível, gestão eficiente de resíduos, substituição de produtos plásticos descartáveis, entre outros, a fim de reduzir o impacto da sua operação no meio ambiente.
Marcel Cardoso
Publicado em 09/06/2022, às 11h25
+lidas