Aeronave cargueira de série marca a entrada do fabricante no mercado de aviões de transporte aéreo expresso
Primeiro voo do ATR 72-600F, a versão cargueira de fábrica do turbo-hélice regional
Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram, WhatsApp e Instagram
O primeiro exemplar cargueiro de série do ATR 72-600F decolou pela primeira vez das instalações do fabricante franco-italiano, na cidade de Saint-Martin, na França. O novo avião da ATR decolou às 14h (local) para um voo de duas horas, onde foram verificados detalhes do envelope de voo, desempenho e comportamento geral dos sistemas.
A primeira entrega será para a FedEx cliente de lançamento do ATR cargueiro, com um pedido firme de 30 aeronaves, além de mais 20 opções, realizado em novembro de 2017. A chegada da versão de série destinada ao transporte de cargas deverá reforçar a posição de liderança da ATR no mercado de turbo-hélices regionais e ampliar a vantagem do modelo no segmento de transporte expresso, onde a família ATR já representa um terço da frota em serviço.
Uma das diferenças do ATR 72-600F é a instalação de uma porta dianteira mais larga, permitindo a movimentação de maiores volumes, além de um piso reforçado, com capacidade de 488 kg/m². O projeto prevê a capacidade de acomodar carga a granel, palets e contêineres. As especificações apontam a capacidade de transportar até sete contêineres LD-3; ou cinco pallets de 88x108 polegadas; ou nove pallets de 88x62 polegadas, além de disponibilidade cargueira no bulk traseiro.
Segundo a ATR, a aeronave também fornecerá aos operadores o recente conjunto de aviônicos utilizados pelos modelos de passageiros, permitindo que as companhias aéreas de carga aproveitem as inovações futuras, o que aumentará ainda mais a eficiência da aeronave.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/09/2020, às 10h00 - Atualizado às 14h45
+lidas