Modelo desenvolvido pela Airbus possui volume 13% superior aos Boeing 757F
Novo A321F pode transportar até 27 toneladas de carga em 208m³ de espaço interno
O primeiro A321 cargueiro decolou de Singapura, para o início da campanha de ensaios em voo. O modelo A321F foi totalmente modificado para poder acomodar cargas, incluindo uma porta lateral e piso reforçado e adaptado para movimentação de pallets e contêineres.
O programa A321P2F, acrônimo “A321 de passageiro para cargueiro”, é um projeto da alemã Elbe Flugzeugwerke (EFW), formada através de união entre a Airbus e a ST Aerospace. O modelo é o primeiro da família A321 a ser convertido como cargueiro e marca uma nova fase da Airbus, abrindo uma frente para mais uma área de competição com a Boeing, que tem longa tradição na conversão de jatos de passageiros para cargueiros.
A aeronave transformada pertenceu originalmente a extinta British Midland Airways, e foi entregue pela Airbus em 1998. Após a extinção da companhia aérea britanica, o jato passou por mais quatro empresas, até ser aposentado no transporte de passageiros em 2016.
O A321P2F possui capacidade para transportar 24 contêineres, sendo 14 no piso principal e outros dez nos porões, o que representa um volume 13% superior aos Boeing 757F. Segundo dados oficiais da EFW, o A321F pode transportar até 27 toneladas de carga, em um compartimento de 208 m³, com alcance de até 3.520 km.
Atualmente a aeronave pertence à empresa de leasing Vallair, que é a primeira cliente da verão cargueira do A321. Após o processo de certificação, a Vallair deverá alugar a aeronave para a divisão de cargas da Qantas Airways, o que deverá ocorrer em meados de outubro deste ano.
Outro A321 está sendo convertido pela 321 Precision Conversions e foi batizado de A321PC, mantendo características de performance similar ao modelo da EFW. Está segunda aeronave deverá ser finalizado nos próximos meses.
ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO
Por Gabriel Benevides
Publicado em 24/01/2020, às 14h30 - Atualizado às 19h34
+lidas