AERO Magazine
Busca

Cliente de lançamento

Portugal adquire versão modernizada do Embraer Super Tucano

País será o primeiro a operar nova versão da aeronave empregada para treinamento avançado e ataque leve


O A-29N Super Tucano contará com configurações para missões OTAN - Embraer/Divulgação
O A-29N Super Tucano contará com configurações para missões OTAN - Embraer/Divulgação

O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a Embraer para a compra de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa (FAP), tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante do modelo. 

A versão A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da OTAN e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal se torna a primeira nação a operar o A-29N.

“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O A-29 Super Tucano conta com mais de 260 aeronaves encomendadas e mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a se expandir.

Por fim, os operadores do A-29 Super Tucano podem executar uma gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.

O avião também pode ser equipado com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 17/12/2024, às 14h07


Mais Notícias