AERO Magazine
Busca

Incidente grave

Porta de avião abre em pleno voo na Alemanha

Sistema de abertura do compartimento de cargas do Boeing 757 foi acionado inadvertidamente minutos após a decolagem


Porta de carga do 757F abriu em pleno voo | Imagem Timmo. Capt Yank&Bank

Após decolar um Boeing 757 cargueiro registrou a abertura inadvertida da porta de cargas. O incidente grave ocorreu logo após o avião deixar o aeroporto Leipzig – Halle, no leste da Alemanha.

O 757F pertencente a DHL havia decolado às 05h32, horário da Europa Central, quando os pilotos perceberam a abertura da ampla porta cargueira. Pelo arrastro aerodinâmico e as enormes forças estruturais geradas, alguns componentes se desprenderam do avião, caindo em áreas não habitadas, de uma altitude média de 1.600 metros (5.300 pés).

A tripulação após declarar emergência retornou imediatamente ao aeroporto, pousando às às 05h47, sem maiores incidentes. O avião ainda permaneceu imobilizado na pista por mais de trinta minutos, antes de ser rebocado até um pátio.

O avião estava realizando um voo de translado para Frankfurt, também na Alemanha, não transportando carga. O pouso ocorreu na mesma pista, mas no sentido inverso a decolagem quando o avião partiu da cabeceira 26L e pousou na 08R. O procedimento é incomum em uma operação de rotina, mas em casos de emergência pode ser a alternativa mais curta e rápida.

Note o sentido inverso do pouso [em vermelho] utilizando a mesma pista da decolagem

Segundo o Escritório Federal de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (BFU) da Alemanha, mesmo sem vítimas, o incidente foi considerado grave e será investigado por uma junta de técnicos e peritos.

A abertura da porta de cargas em voo é considerado um evento raro, visto a grande proteção existente, com diversas travas especiais que percorrem toda a porta. Além disso, a porta funcionando para cima evita as chances de abertura completa, graças a pressão aerodinâmica sobre a superfície.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/02/2021, às 13h00 - Atualizado às 14h06


Mais Notícias