AERO Magazine
Busca

Fim de uma era

Thai Airways aposenta frota do A380, A330 e Boeing 747

Companhia aérea será a terceira a se desfazer totalmente do A380


Thai segue a tendência do setor em aposentar aeronaves quadrimotoras

Seguindo uma tendência global, a tailandesa Thai Airways anunciou que vai encerrar as operações com seus Airbus A380 e Boeing 747-400. A empresa está buscando uma reestruturação operacional, para se adequar à nova realidade de demanda projetada para os próximos meses.

Ainda que tenha confirmado a intenção de se desfazer de parte da frota, desde meados de 2020 a companhia já vinha anunciando em seu site a venda dos aviões, incluindo ainda seus A330, além de componentes como motores e peças sobressalentes de outras aeronaves que já não fazem mais parte da frota da companhia, em especial os motores CF6-50, CF6-80, CFM56, PW4000, Rolls-Royce Trent 500 e Trent 800.

Ainda que esteja retirando de serviço parte da frota, a Thai Airways receberá três Boeing 777-300ER. Porém, os novos aviões serão configurados apenas com duas classes, eliminando a tradicional Primeira Classe da empresa tailandesa. Com a mudança de perfil de viagens diversas empresas estão eliminando serviços premium, o que deverá ser potencializado no cenário pós-pandemia.

A Thai está processo por um processo de reorganização interna, buscando se tornar mais rentável em um momento que a demanda de voos na Ásia sofre com a baixa demanda em decorrência da pandemia e das incertezas quanto as restrições de viagens.

A companhia ainda disponibilizou para venda seus Boeing 777-300 de curto alcance e grande capacidade, visto a drástica redução de demanda e o elevado custo operacional. Ainda que exista um tráfego regional na Ásia que justifique o uso de aeronaves de dois corredores, modelos atuais, como o 787 e A350, oferecem custos operacionais menores e a flexibilidade de também poderem atender linhas de longo curso.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 12/02/2021, às 16h00 - Atualizado às 16h25


Mais Notícias